Vida de moto: Pilotando na chuva

Publicado: 11/11/2010 em Motos, Vida de moto
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Quem me conhece sabe do prazer que tenho ao dirigir motos, confesso que é um vício, mas é importante ressaltar que não é um veículo apropriado para o terreno molhado, mesmo assim as vezes é inevitável andar com as danadas debaixo de chuva.

CHUÁÁÁ

CHUÁÁÁ CHUÁÁÁ

Acabou de acontecer comigo, no trecho de aproximadamente 300 quilometros entre Campos dos Goytacazes e Santo Antônio de Pádua – RJ – por total culpa de meus metereologistas de plantão. Resultado um temporal bem no meio do caminho, asfalto escorregadio, pouca visibilidade e uma dose extra de adrenalina.

Então é sempre bom ter em mente algumas dicas para quand enfrentar este de situação:

Essas eu peguei do EmburgMan Moto grupo.

Se você puder evite andar na chuva especialmente na estrada pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também, mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.

Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança:

1. Na cidade: evite o canto interno das curvas pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;

2. As poças d’água: evite-as pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplanejem (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);

3. Calibragem dos pneus: andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.

4. Frear na chuva: a pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente que por o disco de freio estar molhado, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa. Portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.

E a mais importante , reduza a velocidade, não tenha vergonha de parar e esperar a chuva passar, é melhor que levar um chão, eu garanto.

Depois disso a amigona merece um banho né?

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