Aprender

Publicado: 09/10/2010 em Pensamento, Vida real

Um post diferente no Rabiscunhando.

Aprender, este é o principal desafio no caminho de qualquer ser humano, no fim é a palavra que resume toda a história de qualquer pessoa, aprender a falar, aprender a andar, aprender a contar, aprender a se relacionar, aprender a cair e aprender a levantar.

Aprender com erros, pois os erros ensinam muito mais que os acertos, aprender a não tentar repeti-los e aprender a corrigi-los. Aprender que não há problema em voltar atrás, desde que o retorno seja sincero e aprender que um orgulho ferido dói, mas que consegue se recuperar.

Aprender a desconfiar e de quem desconfiar, de preferêncioa ao mesmo tempo em que se aprende a confiar e em quem confiar. Aprender que nem sempre o lobo é mau e que muitas vezes o cordeiro não é bom. Aprender que nós também podemos fazer com que o lobo fique bom e que o cordeiro fique mau, Aprender a assumir nossas culpas perante o lobo e o cordeiro.

Aprender que todos possuem segredos, e principalmente aprender que segredos não devem ser descobertos, devem ser revelados. Aprender que nem tudo lhe diz respeito, mas que certas opções depoem contra a privacidade. Aprender a compartilhar seus segredos e a rir desta dualidade.

Aprender que o mundo não gira em torno de ninguém e que suas vontades não são soberanas, aprender a não deixar a peteca cair quando algo não sai como planejado e a controlar o ego quando tudo dá certo. Aprender a perder,  aprender a vencer mas primordialmente aprender a jogar.

Aprender a dolorosa lição do tempo, que não se importa com nosso aprendizado, mas que permite muito mais do que imaginamos, o difícil é aprender que o tempo não nos aprisiona em passado, presente e futuro; somente leva aquilo sobre o que no fundo não temos mesmo controle ou seja o próprio tempo.

______________

Mape as vezes se cansa de aprender.

 

 

Anúncios
comentários
  1. Simone disse:

    Concordo plenamente com vc.
    A vida a cada dia nos faz refletir …
    Te digo de experiencia propria, com tds os tombos q levamos , nós tiramos varios aprendizados, e com cada um deles crescemos cada vez mais, e apendemos a não repetir os mesmos erros.
    te adoro mtão