Um apelo pessoal de Jimmy Walles

Publicado: 30/12/2009 em Opinião
Tags:

Curiosa a mensagem que serve de título deste post nas páginas da Wikipédia, o site colaboratrivo que pretende ser o maior centralizador de conhecimento humano na internet (…já vi isso em algum filme, um computador com todo o conhecimento do mundo… não termina bem) e ainda disponibilizar este conhecimento de forma gratuíta para quem o desejar.

Mas a gratuídade parece estar cobrando seu preço da Fundação Wikimedia (gestora da Wikipédia) e agora Jimmy Walles, fundador/idealizador do projeto vem a público pedir “donativos” para a manutenção do site. Nada errado ou a se discutir sobre doar ou não, doa quem quer e acha válido.

Mas a Wikipédia como propostade conhecimento ainda está longe de atingir seu objetivo no sentido de ser uma verdadeira “enciclópédia“, eu mesmo recorro muito a Wiki para matar algumas curiosidades, mas as instituíções acadêmicas ainda não aceitam (e nem podem na minha opinião) considerar o sítio como uma fonte válida de recursos bibliográficos, ainda que seja o site-rede colaborativo de conteúdo mais relevante (nem vou citar os conteúdos de ouutras “redes”) a Wiki ainda é e poderá continuar sempre sendo sob certo ponto de vista uma reunião de artigos mal embasados e amadores – perdoem a generalização – .

E aí está o paradoxo, será que a Wiki vai conseguir se tornar uma real enciclopédia? Como isso se daria? Introduzindo um sistema “profissional” para revisão dos textos? Como fazer isso sem abrir mão da gratuídade? Vale pagar para manutenção de um arquivo de informações “amadoras”? O que você espera da Wiki, um local para matar curiosidades, ou uma fonte de pesquisa?

Para quem quiser doar olha o link aqui.

Olha o Jimmy aí

Mape nunca leu a Barsa.

Anúncios

Os comentários estão desativados.