Toma uma atitude!

Publicado: 25/09/2009 em Opinião
Tags:, ,

Zelaya é o presidente de Honduras por direito democrático, ganhou este direito nas urnas e é totalmente correta sua luta para manter tal direito. Assim com também é correta a posição do governo brasileiro e de outros países em não reconhecer o atual governo hondurenho, isso é o que se espera de qualquer regime democrático, não se pode permitir que tais golpes venham a se consolidar em qualquer país que seja.

Agora o governo brasileiro erra mais uma vez em trocar a falta de energia por uma atitude conciliadora que sempre se mostra contrária a posição de liderança emergente que o governo tanto diz que o Brasil vai alcançar. Não estou dizendo para de pronto atacar militarmente a pobre república centro-americana, isso seria de um despropósito enorme e certamente iria contra todas as regulamentações da ONU, e todos sabemos que somente os americanos podem fazer isso impunemente.

Mas é inadmissível a passividade do governo brasileiro ao cerco feito à nossa embaixada naquele país. Embaixadas são territórios de um país dentro de outro país, obviamente com a concordância do país que recebe os diplomatas estrangeiros. Realizar cerco a uma embaixada é uma agressão ao próprio país que mantém a embaixada.

È uma agressão aos direitos de ir e vir e à segurança dos brasileiros que lá se encontram, e isso o governo brasileiro não pode permitir, a resposta precisa ser clara e enérgica, com todo respeito, mas um país do tamanho de Honduras não pode cercar uma embaixada brasileira e o governo ficar apenas nesse diálogo brando.

Essa estratégia de relacionamento internacional de agradar e abraçar a todos, sejam americanos, sejam iranianos ou qualquer outro exemplo, sem demonstrar reais intenções deixa na verdade o país em uma posição de não ser parceiro de ninguém, somos aqueles que todos falam bem mas no momento em que uma escolha tem que ser feita somos os últimos a ser lembrados.

Parece que a feijoada de sexta fez estrago...

Parece que a feijoada de sexta fez estrago...

Anúncios

Os comentários estão desativados.